TUTORIAL ESTATÍSTICO CANAL PESQUISE

Descubra qual é o melhor teste estatístico para a sua pesquisa!

?

Neste caso o pesquisador apenas quer saber se duas ou mais variáveis estão relacionadas entre si. Mas esta análise deve ser feita sempre com as variáveis pareadas duas a duas.

Esta análise é indicada para verificar a associação/correlação de variáveis. O termo correlação significa relação nos dois sentidos: descreve a associação entre duas variáveis, não fazendo julgamento sobre se uma é causa ou consequência da outra. O objetivo dessa associação é estudar o quanto duas variáveis mudam em conjunto, sem, contudo implicar numa relação de causa e efeito de uma variável sobre a outra.

A correlação é usada quando se deseja estudar quão consistentemente duas variáveis mudam em conjunto. Quando isso ocorre, os estatísticos dizem que há uma correlação ou uma covariação, cuja direção e magnitude podem ser quantificadas.

O exemplo classico é o do pesquisador que deseja estudar se as variáveis peso e altura de uma população de 12 homens adultos estão relacionadas. Neste caso, o pesquisador apenas quer saber se quanto mais alta é a pessoa, maiores ou menores devem ser os seus valores de peso. O pesquisador não espera uma relação de causa e efeito e tampouco espera predizer valores. Este teste diz se as variáveis testadas estão significativamente relacionadas e caso estejam, apresenta também a força desta relação.

Não desejo fazer Análise de Regressão

ALÉM DE VERIFICAR UMA POSSÍVEL RELAÇÃO DAS SUAS VARIÁVEIS, VOCÊ TAMBÉM PRETENDE VERIFICAR SE A SUA VARIÁVEL INDEPENDENTE (PREDITOR) PODE INFLUENCIAR SIGNIFICATIVAMENTE UMA VARIÁVEL DEPENDENTE (DESFECHO), ISTO É, QUER FAZER UMA ANÁLISE DE REGRESSÃO