TUTORIAL ESTATÍSTICO CANAL PESQUISE

Descubra qual é o melhor teste estatístico para a sua pesquisa!

?

Uma análise de Regressão tem um objetivo que vai além de somente verificar se duas variáveis estão relacionadas. A Regressão é uma técnica que permite quantificar e inferir a influência ou não de uma ou mais variáveis independentes (preditores) em uma variável dependente (desfecho). 

Esta técnica estatística também permite através de uma equação, prever valores desconhecidos da variável dependente por meio dos valores já conhecidos das variáveis preditoras.

Para ilustrar este tipo de análise, imagine que um pesquisador deseja pesquisar os possíveis fatores que podem interferir nas taxas de Colesterol "ruim" (LDL) em 300 pacientes de uma pesquisa. Neste trabalho ele avaliou alguns possíveis preditores, tais como: sexo, idade, frequência de atividade física, diâmetro abdominal, peso, altura, uso ou não de corticosteróides e presença ou não de dieta desbalanceada. A Análise de Regressão pode dizer quais destes preditores de fato impactam significativamente no desfecho (Taxa de LDL), além de quantificar este impacto. Com isso, é possível criar um modelo regressivo, por meio do qual, a partir de valores coletados das variáveis independentes pode-se prever o valor esperado para a variável dependente.

Desejo fazer Análise de Regressão

ALÉM DE VERIFICAR UMA POSSÍVEL RELAÇÃO DAS SUAS VARIÁVEIS, VOCÊ TAMBÉM PRETENDE VERIFICAR SE A SUA VARIÁVEL INDEPENDENTE (PREDITOR) PODE INFLUENCIAR SIGNIFICATIVAMENTE UMA VARIÁVEL DEPENDENTE (DESFECHO), ISTO É, QUER FAZER UMA ANÁLISE DE REGRESSÃO